sexta-feira, agosto 26, 2011

Imprimir na blurb

Ontem fui a um workshop pelos Equivalentes Associação Cultural (workshop esse que custou somente um euro hehe). Era limitado, não os conhecia mas falaram-me deles e eu aproveitei. Visto que fiz algumas impressões pela Blurb e não estava contente e resolvi ir aprender mais umas coisinhas.

O workshop foi dado pelo Luís Carvalhal, que é professor no IPF (e chego cada vez mais a conclusão que há pessoas que nasceram para isto, ensinar. Gostei bastante. E é também designer).

Bem uma das coisas que devia saber e que devia ter-me ocorrido na mente (pronto esta mente nem sempre é luminosa). São os perfis de cor. Se na Gamut as minhas imagens foram tratadas segundo um perfil de cor e tipo de papel, na Blurb não podia ser diferente. Mas isso nem me ocorreu.

Ao dar uma vista de olhos pelo "Color Management Resource Center" da Blurb eles lá falam do perfil de cor (instalei para ver as diferenças que não são muitas). Mas o Luís falou num tipo que só fotografa bonsai´s e que é um craque a imprimir na Blurb. E a que conclusões chegou ele? Que a impressora usada por eles é uma Hp 5000.
No mesmo site é disponibilizado o Color Profile da Hp5000 (sobre a instação leiam no primeiro link que dei).

Depois de instalada vão a view- proof setup - custom e ai escolhem a hp500 que esta quase no final (se instalarem a da blurb também a veem no final). Depois em view - gamut warming e o que aparece a cinzento quer dizer que a impressora não vai conseguir reproduzir aqueles tons, mas uns aproximados. O que podem fazer? trata-la a vosso gosto ate o cinzento desaparecer. foi dito que a maquina tem dificuldade em imprimir cores saturadas (como pode ser no exemplo que dou).


Obviamente que isto não resolve todos os problemas, ecrã não calibrado corretamente (e é o ponto de partida claro).

Conselho quando tratarem as imagens para a Blurb e gravarem, façam-no numa pasta a parte. Este perfil de cor é só para a blurb não significa que seja para todas as impressoras (reponham o que tinham no photoshop de origem, anotem).
Reduzir as imagens ao tamanho que se quer e dar o sharpen adequado ao tamanho, faz sempre diferença se é uma imagem de 15cm ou de 30cm (na Gamut (do Cláudio) dão eles próprios).

Podem pedir um ISNB gratuito :) cool não fazia a mínima ideia.

Quando imprimirem e se usarem este Color Profile digam-me o que acharam, ok?

7 comentários:

CAP CRÉUS disse...

Agora por cursos, fiz 2 workshops e o 1º nível do curso de foto-jornalismo com o Luiz Carvalho na Lx Factory.
Aconselho-te a dar uma vista de olhos, pelo menos ao curso de Fjornalismo. :-)
Lá mais para o fim do ano, vou mandar imprimir um álbum pela Blurb, vamos ver como fica. :-)

ana sofia santos disse...

CAP CRÉUS obrigada vou dar uma vista vou dar uma vista de olhos :)

CAP CRÉUS disse...

:-)
Isso!

CAP CRÉUS disse...

http://lightshotlightshot.blogspot.com/

:-)

ana sofia santos disse...

thanks :) as vezes preferia não ver, porque apetece ir aprender tudoooooooooooooooooooo :) hehe

CAP CRÉUS disse...

Sei como é essa sensação, sim.
Agora ando mais "calmo", porque tem mesmo de ser :-(

ana sofia santos disse...

Pois, aprender é tão giroooo :)