terça-feira, fevereiro 08, 2011



Já tenho a maquina faz tempo (quase 2 anos) e só agora deu-me pra pensar "como se tira a lente?" É tudo muito intuitivo é certo, velocidades, aberturas, iso, mas e a lente? Na altura quando a comprei não encontrei um manual (ou fiz mal a pesquisa) hoje lá fui ver se encontrava e voilá um pdf.
Mais fiquei assim de boca aberta a dizer, "ahhhhhhhhhh aquele botão é pra destravar o filme pra o rebobinar", ainda não dei cabo dessa parte sabe-se lá como. A verdade é que não conseguia rebobinar o rolo estava sempre muito apertado e a manivela que já estava meio estragada, então abria no escuro e enrolava os rolos (dai não saber ate que ponto não dei cabo da maquina e o ultimo slide tirado ontem, já deve ter umas dedadas, espero que não esteja riscado). Depois fiquei também de boca aberta a pensar "ahhh e com o mesmo botão posso recuar e fazer dupla exposição, chiça que maquinão tenho eu,só lhe faltava o cronometro". Como agora tem um filme preto e branco, vou aproveitar e experimentar umas duplas exposições e revelo logo em casa.

Bem quem tiver uma Minolta SrT 100x, 101 B ou a 303B, o manual

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu não acredito!!! Ainda não tinhas tirado a objectiva em 2 anos?!
É a primeira coisa que se faz, até para ver as lentes contra uma luz e verificar se tem fungos ou poeiras. Já me aconteceu e pedi reembolso do dinheiro. Geralmente compro a ingleses e alemães, e eles são impecáveis nisso. Devolvem uma percentagem, em jeito de compensação.

Quanto ao destrancar a rebobinagem do filme... sem comentários! Às escuras?? Então e trocar de rolos na rua, quando um chega ao fim?

Aqui tens dezenas de manuais para várias marcas:
http://www.butkus.org/chinon/

Já agora, máquina muito porreira! Tenho duas Minolta X700 e qualquer dia compro uma SRT.

ana sofia santos disse...

não precisas tirar a objectiva pra ver se tem fungos :) abres ao máximo e metes também é contra luz, vais ver que vês tudo.

Nunca troco de rolos na rua, nem na canon, alias nunca ando com rolos. É mais pensado cada disparo, por isso :)

é mesmo, e vinha impecável comprei no miau