sexta-feira, agosto 13, 2010

Resumindo tudo o que foi

- LOCAL: Playa Del Carmen, México. (desconfio que este ano é um destino muito apreciado pelos portugueses)

- HOTEL: Rui Lupita. Existem bastantes Riu´s ficamos sem dúvida no mais barato mas compensa (também existe em Portugal). O preço inclui tudo, tudo mesmo, os restaurantes, o bar, snack´s, as bebidas que estão no quarto, que são substituídas de 2 em 2 dias. Isto é, em termos de comida e bebida não se vai gastar nada :) e é quase 24 horas a comer. Este hotel não fica ao pé da praia é preciso ir de autocarro, mas nunca vai nem vêm cheio e pára em Playa Del Carmen pras compras. E na praia há sombra, cadeiras, comer e bebida, claro.

- TIPO DE QUARTOS: Quarto duplo

- MEIO(S) DE TRANSPORTE ATÉ LÁ CHEGAR: Avião e autocarro da companhia que leva e vai buscar.

- Nº DE HORAS ATÉ LÁ CHEGAR: 9 horas (directamente de Lisboa, já percebi e pelo que li na net, que são mais de dez horas a partir de Madrid)

- TEMPO IDEAL PARA LÁ ESTAR: 9 dias a contar com as viagens.

- CLIMA: quente húmido (sobretudo nas florestas), clima tipicamente tropical.

- ACTIVIDADES NO LOCAL (CULTURA, LAZER, DESPORTO, ...):
Eles tem bastantes actividades, mas o dinheiro não dá pra tudo, e sobretudo quando compramos a companhia que nos leva (foi jogar pelo seguro). Logo fizemos duas.
Coba e Tankan (aldeia Maya e Cenote) e Tullum e Xel-ha.
Começamos por Coba, que fomos de manha, ai visitamos ruínas (mayan ball, etc) mais subimos ao "The Great Pyamind" (Nohoc Mul), são só cento e tal degraus a 45 metros :) fiz aquilo tudo de uma vez só, não estava sol e foi subir e fotografar, cheguei la a cima em agua, a descer e o truque esta aqui é descer de lado, por medo muita gente agarra-se as cordas. Este local pra mim tem um se não, os insectos, esta o senhor a falar e estão as pessoas a bater-se, a pôr-se spray a fazer um bocado de todo menos ouvir :) não fui feita para andar em florestas, os meus pés foram atacados, é mesmo necessário anti-repelente (que lhe agradeço quando o vir com muitos beijinhos já tinha dito). Neste local podem também escolher três formas de chegar aos locais que nos vão falar, a pé, de bicicleta (gratuita) ou um tri-bicicleta, que é paga 35 pesos por pessoas. Como se vê optamos por isso, dá pra fotografar e quando se desce a pirâmide é do melhor :).
Tarde, Tankan para o almoço com as pessoas da aldeia Maya. Quando chegamos temos uma criança a receber, e não fomos avisados mas convém levar um docinho. Aqui os Espanhóis são tão chatos como os Português, é agarrar nos putos, é dar beijos, é pegar ao colo, é exigir beijos, fonix. Nem houve oportunidade nem depois disponibilidade pra poder fotografar melhor, visto que os espanhóis não deslargaram as crianças (convém dizer que o autocarro que íamos era só de espanhóis, tirando e pra minha sorte um casal português, a Lisa e o João). Somos servidos em quantidade pequenas, porque eles acham um desrespeito deixar a comida no prato, o frango maravilhoso, o café (que eu não bebo) era de canela também disseram muito bem e ainda provei uma bebida feita de uma flor que não me lembro agora o nome.
Depois ao almoço fomos fazer... slide :D primeira vez, que foram duas vezes. A primeira é mais curtinha pra quem nunca fez e a segunda vamos ter ao barcos a remos. Se fiz um chichizinho nas cuecas? então não fiz sobretudo na primeira que é muito rápida e ele balançou-me de tal forma que andei as voltas, mas gostei e lá fui pra segunda. E aqui a minha sorte haver o casal português, porque se não chegava aos barcos e não tinha par... visto que quem foi comigo por medo não fez o slide. Quando chegamos ainda ia fotografar com a poloroid e pumba a sacana bloqueou e estragou duas fotos :( e enquanto tirava chegou ela, já a tinha visto em Coba. E depois cenote, banhos, fotos, malta atirar-se aquilo é que foi tudo refrescar-se. E para terminar fomos provar tequila, da boa e que boa :) se não me esqueço de nada foi tudo.

Tullum, penoso, muito penoso. Mais uma vez autocarro cheio de espanhóis, apenas um casal português com os seus filhos (miúdo na sua birra). E penoso porque? Não estava sol, ou não esteve sol durante o tempo que tivemos lá, mas um calor insuportável aliado a um guia que falou durante uma hora no mesmo sitio em espanhol com imagens, mais insectos. Se ouvi alguma coisa? Quase nada, quando veio o sol achei que ia morrer :) Por trás das ruínas, uma praia magnifica e pelo que me disseram muito boa, nós não experimentamos. Pra além disso chegamos atrasadas duas vezes só nessa manha :)
Xel-ha sem duvida pro snorkeling. Fiquei enrugadinha teve de ser :), aprendi rápido a respirar, mas tive ajuda a pôr a mascara e como funcionava, graças a um senhor simpático que me ajudou. Nota pouco positiva é fazer-lo sozinha, tem piada partilhar um "viste aquele peixão??" pois tive sozinha lá a fazer. De resto o parque tem mais coisas, muitas pagas a parte, mas dá-se a volta e fica-se a conhecer. Ponto positivo, os restaurantes estão incluídos é entrar comer e beber quando se quer, foi o que fiz :)

- CARACTERÍSTICAS DA PRAIA, CASO EXISTA: Água quentinha e areia fina e branca. Oceano azul.

- COMIDA: Não sou fã da comida mexicana. Fomos ao "Maria Bonita" logo no segundo dia e não fiquei convencida, tirando a sobremesa que ia mais, que belo crepe. No bufete internacional era o que mais agradava a vista. E os hotéis fazem dias internacionais, apanhamos o dia do Japão o que significa? Sushi, me comer muito sushi heheh. Para alem disso antes de entrarmos ofereciam uma bebida, no dia do México bebi uma tequila de menta upa upa, que bebi antes de comer qualquer coisa :)

- LÍNGUA: Inglês, Espanhol, Francês e Português (arranhado, mas todos se esforçam e nos entendem mesmo que falemos Português, o Francês é sobretudo em hotéis)

- OUTROS DETALHES / OUTRAS DICAS: É certo e sabido, pelo menos quem lá vai. Os mexicanos são simpáticos, quanto a isso não há nada a saber. Tens um problema eles ajudam. Falas em português devagar? eles entendem. Engraçado é quando chegamos eles falarem logo mal, mexicanos corruptos, carros sem matriculas, os médicos do hotel nunca jamais, multibanco cuidado, regatar sempre, não dar notas muito altas, pra não se receber trocos falsos, não tentar converter pesos pra euros que eles vão pedir quantias parvas, etc :). Não não visitei Cancún, alias não tinha grande curiosidade (para falar a verdade o México não esta no topo dos países que fazia questão de ir, mas fiquei surpreendia), como nos disse uma mexicana Cancún é muito americano, enquanto Playa Del Carmen mantém o espírito. Também não fui ver a "Chichén Itzá", o valor esta muito perto do de Coba, e só se faz isso. Ver. Não se pode subir e eram três hora e meia de viagem. Fica pra próxima, se houver.
E fica mais aquela de nadar com as tartarugas, que confesso queria tantoooooooooo.
Internet no hotel só na recepção, nos quartos era pago, apenas escrevi uma vez no blog, as 6 horas de diferença... fazem muita diferença :)
Pagar pra sair do país, puffff 50 euros assim dados logo, até doí.

Sem comentários: