sábado, abril 11, 2009

Revelo rolos para fora :)

Pois é, desta vez a solo e com o Kit em casa :)
E mais uma vez tenho de partilhar. Bem dividi o processo em duas fases. Na primeira, pôr na espiral e dentro do tanque e a segunda a dita revelação (porque a primeira fiz a noite, pra diminuir o risco de entrar luz e na segunda porque não ia bater com o tanque durante a noite).
Então primeiro temos de puxar o filme para fora (já que a minha maquina o enrola todo para dentro) Com um pedaço de outro filme, que não interessa, temos de molha-lo (com saliva) o negativo e depois pô-lo la dentro.

Fica algo deste género e depois é ir puxando para a ponta vir para fora. Pois diga-se de passagem é o meu ponto fraco (se tiver algum forte este é o fraco, ahah) Já da primeira vez na aula, não consegui nem com o "saca-negativos". Aqui muito menos.

Recorri então à alternativa, material todo na casa de banho tudo aberto e pronto. O que fiz no escuro foi abrir o rolo, já o tinha feito numa aula de foto, enquanto um grupo revelava ao mesmo tempo, então já sabia mais ou menos como fazer. Depois de aberto é que começa, arredondar as pontas do negativo, as escuras saiu qualquer coisa, menos arredondadas, Depois pôr na espiral, mais uma vez, o negativo só entra de uma maneira e eu tinha a espiral ao contrario, lá me entendi. Para mim esta espiral é fácil e só pôr, não saiu fora e foi toda de uma vez (confesso gosto de pôr o negativo na espiral). Espiral pronta, meto no tubo do tanque, dentro do tanque e tranco.

Quando acabo tenho algo deste género. E o rolo fica dentro do tanque ate ao dia seguinte :) Aqui a luz já não é um problema.


No dia seguinte, li o que tinha impresso do site da Ilford Photo. Pra ter umas luzes e para anotar tudo, assim não haverá confusões na hora. Este valores, com rolos ilford e produtos ilford são diferentes dos que eu disse aqui.

O material todo na casa de banho e começa o processo de medir agua e líquidos (não usei o funil e os medidores de plástico são das loja dos chinês :) (sei que não serão duráveis mas por agora servem, também lhes escrevi o que correspondia a cada coisa, mais uma vez para não haver confusões)

Nesta primeira fase levei só os três que ia usar.


O primeiro liquido, o revelador dentro de agua. Que me deu trabalho, a que saiu da torneira estava a baixo dos 20ºC recomendados. Tive que a temperar.


Os três preparados e ai comecei eu. Resumindo, Revelador - diluição 1+9, o tanque fiz as contas a 400ml, logo 40ml de liquido e 360 de agua. Assim que posto, 10 segundos e depois em cada minuto mais 10 segundos durante seis minutos e 30 segundos (atenção, isto é pro ilford hp5-iso 400, com estes produtos, porque os tempos variam com marca e iso). Banho de paragem - diluição 1+19, 20ml de liquido e 380 de agua. 10 segundos continuamente. Fixador - diluição 1+4, 80 ml de liquido e 320 de agua. Igual ao revelador, mas durante 10 minutos.

Depois dos três, é deixar 30 minutos (li nas folhas de 5-10m). Mas deixei 25m.

O negativo :) parece-me bem (a não ser que agora tenha desaparecido tudo. Tinha medo que fica-se com riscos (por ter aberto o rolo) Aqui já tinha levado com o agente molhante - diluição 1+200, 1,9 de liquido e 398,1 de agua. Deixei 2 minutos (não encontrei o tempo preciso. A secar terei de futuro de arranjar uma solução melhor, porque pendurado onde o pus, não cai todo por completo.

E por fim o resto do material a lavar. Já que o restante fiz enquanto esperava pelos 25m a passarem.

Gostei, ta claro.
Alguns links que achei e também li.
Focus Foto
Ceunsp
Filipe Salles
Câmara escura

7 comentários:

David disse...

Parece que te ofereceram na Páscoa um daqueles kits de Química e agr andas a fazer os teus projectos caseiros :P

ana sofia santos disse...

Davi ofereci-o a mim própria e antes da pascoa. Mas sim e este fenómenos julgo que só explicados por um engenheiro químico ;)

Martita disse...

Bem Aninhas, gostei muito deste post. Gosto de tirar fotos mas como é obvio, de revelação nao pesco nada e achei-o super interessante! Não vou tentar faze-lo em casa, prometo =P

Agora uma duvida.. como passas de negativo pa papel? =D

Beijinhoss

Marta

ana sofia santos disse...

martinha andas por aqui :)
eu de revelação também só aprendi agora. E gostei bastante, pena não ter os passos todos. Esta parte em casa é mais fácil.
Então do negativo pro papel é com ampliador e o resto do material de laboratório. (que tenho vindo a falar, mas não há fotos, desse processo). Beijinhos

Martita disse...

Claro que ando por aqui =) la por nao comentar nao quer dizer que nao acompanhe as tuas aventuras =D
Tens uns artigos muito interessantes e eu gosto de le-los. continua ta? lol

Beijinhos

ana sofia santos disse...

martinha pois é, não significa que não estejas ai. Embora vá já tenha um bocadinho de saudades tuas, só quase sei de ti através da outra maluca.

Filipe dos Santos Barrocas disse...

deixo-te aqui informação sobre um espaço de partilha na area da fotografia, www.nucleoartefotografica.com, situa-se no IST, mais informações no site.