quarta-feira, abril 22, 2009

Diana F+ convertida em 35mm

Podem agora ver o vídeo no yotutube, clicando aqui

Aqui vai a técnica aprendida de como converter em casa uma diana f+ médio formato a pôr rolo de 35mm.
A diana e o material, cartão (que pode ser da caixa onde vem o rolo) tesoura, cartolina preta, o rolo, a diana e fita cola preta.


Onde fica a rolo corta-se pequenos pedaços e vai-se preenchendo.

Rolos e pedaços de papel postos e o rolo não se mexe (não queremos que ele la dentro ande pra cima e pra baixo). Fita cola na ponta do rolo, para o conseguirmos enrolar.

Cartolina preta a tapar o rolo. É importante que não entre qualquer luz (o cartão branco usei-o no workshop, sendo que a cartolina parece-me agora mais segura)

Voila, por tampa e depois isolar a maquina com fita cola preta. Sobretudo onde vemos os números (que só servem neste caso pra rolos de 120mm). O aconselhável é também por fita cola na maquina todas, nas aberturas, mas com a minha não o farei e vamos ver

Agora só pra saberem, rodem, 60 vezes (ou 58) devagarinho, e terão o espaçamento necessário.

52 comentários:

chloé disse...

estraga! q quem t deu essa, n t dá outra! loool

ana sofia santos disse...

inês pois não, dá-me outras coisas ;)

João disse...

Ola, tudo bem? Eu tambem tenho uma Diana F+... e estou a experimentar rolos de 35mm, ja gastei um e tudo indica que tudo correu bem. Eu tenho uma grande duvida, e pode ser que me consigas ajudar. é o seguinte, dado que para os rolos de 120mm que a Diana usa, para os revelar não é em qualquer sitio, eu gostava de saber, dada a experiência que possuis, se com os rolos de 35mm os posso revelar em qualquer sitio? ou tem que ser um sitio proprio tambem? É que eu queria que me revelassem com os furinhos caracteristicos do rolo 35mm, sera que fazem isso em qualquer lado? Um bem haja.. beijinho. Joao

ana sofia santos disse...

João esta tudo e contigo?
Se entendi a tua pergunta queres saber se esse rolo que fotografaste a 35mm na tua diana vai sair com os furos? vai (e nada tem a ver com onde revelas) porque a diana é feita para rolos de 120mm logo o de 35mm é mais pequeno (e eu não usei o adaptador deles) logo é fotografado no negativo todo a imagem, ate sai de fora.
quanto a revelação se tiveres usado slide e queres o cross process, sei que não em todo o lado por exemplo a fnac não o faz, em Lisboa só sei da colorfoto.
espero ter ajudado beijos

João disse...

Ola Ana :) tudo bem Obrigado e ctg?
Bem.. isso quer dizer que posso mandar revelar em qualquer lado, que as fotos sairam sempre com os furos do rolo 35 mm ^^

Quando a revelação, eu usei um rolo de 35mm process CN-16/C-41 ISO 100 da Fujicolor. Basta mandar revelar portanto em qualquer lado suponho? ^^ Obrigado pela ajuda ^^ Beijinhos*

ana sofia santos disse...

João esta tudo.
Sim é isso rolos de 35mm usados nesta diana de médio formato, sai sempre com os furos :) como estão agora as que tenho postado.
Tens um rolo de cor negativo, logo dá mesmo em qualquer lado.
espero depois ver essas imagens :)

Corduroy disse...

Olá Ana.
Recebi a minha Diana F+ esta semana e sendo eu um rookie nesta matéria de Lomos, tenho muitas dúvidas. E a deste post é uma delas. O processo todo ele é simples, até já vi uns videos no youtube a falar disso msm. Mas mesmo assim a minha grande dúvida é msm depois d eo processo estar todo montado, quantas voltas tenho de rodar o "manómetro" para que esteja pronto a fotografar... e quantas vezes tenho de rodar após cada foto para poder tirar outra e assim sucessivamente.
Espero ter explicado bem.
Obrigado.

Cumpsrimentos.

ana sofia santos disse...

Corduroy acho que te explicas-te bem. É assim quando metes o rolo, roda 60 xs (em principio vai estar mais ou menos pronto pra primeira foto) eu repito sempre a primeira pode ainda n estar lá). depois o mesmo para as seguintes, 60 xs (é uma coisa pequena, n é rodar tudo).
O mais correcto seria, com o rolo aberto marcar com uma caneta onde começar e rodando e contando. Mas como vi uma primeira vez a fazerem 60 também usei isso.
Podes ver as imagens k tenho posto de 35mm, k foi assim. A coisa bate ela por ela. se n ficar no numero, ela queima na mesma :)

Corduroy disse...

Primeiro que tudo, obrigado pela prontidão de resposta.

Nos tais vídeos k vi no youtube, o gajo fez 4 marcas no "manómetro" estilo "rosa dos ventos" com os 4 pontos cardeiais N-S-O-E. E quando falas em 60x's a rodar é estilo: cada vez que se passa por um dos pontos (pontos cardeiais) conta como 1. Penso que é mais ou menos isso que querias dizer. Certo?
Mais uma vez espero ter explicado bem.

É que já reparei que é muito dificil um laboratório qualquer revelar um rolo de 120mm, por isso queria experimentar os de 35mm, não só porque são mais fáceis de encontrar à venda, como tb são mais fáceis de revelar.

Uma outra pergunta. Sabes se nas FNAC's conseguem revelar rolos 120mm?

Cumsprimentos.

ana sofia santos disse...

Corduroy desde que esteja na net é sempre rápido :)

Não entendo muito disso dos pontos lol, mas não rodas tanto, já experimentas-te rodar? assim mt pouco é algo mesmo mínimo, as xs sem querer roda-se mais, e conto tipo duas xs.

é difícil encontrares sítios pra revelar de 120mm? e de os encontrar? (não tinha essa noção)
depende se calhar onde estas, em Lisboa tens sempre a fnac ou a colorfoto. sim a fnac revela de 120mm (no slide só não faz cross process), embora seja mais caro que na colorfoto, se tas em Lisboa sai-te mais barato na color.

Corduroy disse...

Ahh ok... percebi... finalmente!!!
Eu sou de Penafiel, perto do Porto, e só ontem encontrei rolos de 120mm à venda... numa FNAC e só a Preto & Branco.
Aqui em Penafiel e nas cidades aqui pertinho, nenhum laboratório tem à venda, por isso duvido mt que consigam revelar isto.

Olha, muitissímo obrigado.

Vou continuar a acopanhar o teu blogue e já agora, eu tenho um de fotografia se kizeres passar por lá estás à vontade: http://pordetrasdeumalente.blogspot.com/

ana sofia santos disse...

Corduroy essa fnac é pobrezinha. pois laboratórios pequenos não devem fazer. Tens de aproveitar quando fores ao Porto levar e depois revelar :) é pequena porque 120mm é um formato interessante.

ah e na fnac, custa demorar uns 5 dias porque eles também manda revelar lá fora.

Vitor :) sim vou passar pelo teu blog mais vezes (já lá fui) ate pra ver essas imagens

Leo Neves disse...

Ótima a ideia da cartolina. Estou no meu primeiro rolo de 35mm e vedei tudo com fita preta. Vou usar a cartolina pros próximos. :)

ana sofia santos disse...

Leo Neves, eu não isolei com a fita-cola como é nova e não deixou passar :) a cartolina é mais uma protecção

ni disse...

olá ana (:
eu comprei a minha diana f+ à pouco tempo e nao estou a conseguir encontrar rolo de 120m. comprei um de 35mm mas não me coube, ficava muito solto e entao eu pensei que não desse. mas pelos vistos dá. essa táctica não provoca nada na maquina de certeza? tenho imenso medo de a estragar ou qualquer coisa x:

beijinho

ana sofia santos disse...

allie olá :)

usa esta técnica que mostro e não estragas nada, a não ser o rolo (por assim dizer, porque saíram muitas fotos bonitas).
acho estranho não encontrares os rolos,se bem que em lojas normais não há, mas fnac encontras com toda a certeza

ni disse...

estrago o rolo?
só encontro a preto&branco, e nao era bem isso que queria. mas como já comprei os 35mm, vou experimentar entao essa tactica :)

ana sofia santos disse...

allie estranhar no sentido de ficar com fotos. é estranho pelo menos negativo cor e slide a fnac devia ter

ni disse...

ah okay, aha. entao eu vou mesmo tentar. muito obrigada :)

Unknown disse...

ola! desculpem, sei que este post já tem um ano, mas só vi esta técnica agora. não há nenhum "perigo" para a máquina? isto é, se não se estraga... :)
Beijinhos, obrigada!

ana sofia santos disse...

Jessica Martinez vais sempre a tempo (visto que eu recebo no meu email os comentários)
não há qualquer perigo como podes ver tenho algumas imagens a 35mm com a diana, e usei a técnica :)

Unknown disse...

Olá :) Muito obrigada mesmo! adorava experimentar, que tirar só 12 fotos num tamanho razoável é sempre chato :( vai soar estranho, mas eu já tenho a minha diana + desde o início deste ano, mais ou menos, gastei 4 rolos e tentei, pela primeira vez,colocar o 5º rolo ontem. mas devo ter colocado mal, porque o número fe fotos q aparece na janelinha ia rodando sozinho se fosse agitada um bocadinho. conclusao: de doze fotos, tirei 3, e vamos lá a ver se ficaram direitas. por isso talvez esta experiência vai ter de esperar, mas muito obrigada pelas dicas :)

Beijinhos *

Unknown disse...

olá! ora bem, li ainda com mais atenção e tenho duas dúvidas.

1 - não entendi a parte final de isolar com fita cola..

2 - geralmente, quantas vezes rodamos para passar de uma foto pra outra?

Beijinhos, obrigada :)

Unknown disse...

Olá!
ora em,já experimentei a técnica e pareceu-me bastante simples. estive o fim de semana a (supostamente) tirar muitas fotografias, tenho atenção aos cliques e depois fechei-me agora no quarto a tentar tirar o rolo. Ora, nisto deparo-me com o seguinte: pelos vistos acho que nao tinha tirado fotos! a maioria do rolo ainda estava no lado esquerdo e pouco no lado direito (apesar de eu ter rodado imenso..) ora bem, o rolo apanhou luz para eu ver o que se passava, acabei por rodar mais um pouco. terei estragado por completo o rolo ou posso continuar a usar o que ainda resta?

Obrigada! ah quanto às perguntas que fiz, li com atenção os comentários e já percebi melhor. :)

ana sofia santos disse...

Jéssica já vi que fizeste mais comentários só não tenho respondido porque estou de férias. pelo que entendi não puseste todo o rolo de fora, por isso o que esta dentro ainda esta bom. Quando meteres o rolo mete fita-cola na ponta,depois roda um pouco e vê se ele esta andar. e depois fecha e pronto. isso acontece, a mim também a pensar que estou a tirar obras primas e vai-se a ver e não sai nada :) depois quero ver esses resultados

Mafs Pereira disse...

Olá. Desculpa estar a fazer perguntas sendo o post já um bocado antigo. Tenho uma dúvida embora já a tenhas esclarecido anteriormente. Uma vez estando o rolo operacional, dizes tu que se tem de rodar umas 60xs para se poder tirar outra fotografia. A minha pergunta é, se se roda o "manómetro" (como lhe chamaram :P) uma volta inteira contando 1x das 60, ou como é? Espero que a pergunta esteja clara

ana sofia santos disse...

Mafs Pereira não faz mal eu como recebo no email o comentário :)
60x pequenas, não é rodar tudo uma vez, é ir rodando aos poucos e poucos (eu se quero tirar um rolo o dia todo chega ao final e já não tenho paciência pra contar 60x hehe as vezes lá fica um bocado uma em cima da outra).
não sei se respondi

Mafs Pereira disse...

Respondeste sim. Obrigadíssima! Agora é ir comprar um rolo e fazer figas para que corra tudo bem.
Por vezes o facto de elas ficarem um bocado sobrepostas pode acabar por ficar engraçado, pior é quando se estraga uma boa fotografia :/
Ah, mais uma pergunta. quando dizes para por um pedaço de fita cola no rolo, é na ponta do filme, quando se está a começar a rodar o rolo para ele ficar preso e continuar a rodar sem problemas?
Ps - obrigada pela prontidão :)

ana sofia santos disse...

Mafs Pereira eu geralmente quando acho que pode estar ali uma boa foto mas quero também fazer sub-exposição. Tiro uma normal e depois tiro novamente ao mesmo assunto e depois faço a sub. assim sempre há duas (pronto se for algo do momento não dá).
Sim na ponta do rolo, porque senão ele não vai enrolar e vais estar a disparar e rodar no nada :)

Amanda Merlotti disse...

Ana, comprei a Diana na semana passada e hoje tentei as minhas primeiras fotos. Quando comprei o filme, havia apenas 35mm, então comprei, segui o teu post e fiz a adaptação. Como faço pra tirar o rolo? Não pode expor a luz? O que acontece se eu expor o filme? Qual seria o modo ideal de tirar o filme de dentro da Diana? E tem algum modo de eu saber que a Diana está realmente tirando as fotos sem revelar?
Obrigada!

ana sofia santos disse...

Amanda Merlotti vou tentar responder a tudo, O rolo não pode apanhar qualquer luz porque se apanhar vais estar a expo-lo. Eu vou para o quarto, geralmente a noite, apago as luzes e meto a maquina debaixo de algum cobertor para ter a certeza que não apanha qualquer luz. abro a maquina e começo a rebobinar manualmente.
Saber que ela esta a tirar mesmo fotos é subjetivo a maquina não é precisa e funciona por tentativa erro.
Espero ter ajudado

Sofia Gomes disse...

Olá! Eu fiz a adaptação conforme tu disseste, o problema é que quando fui a revelar o rolo disseram que a maior parte das fotos ficou queimada à medida que fui tirando as fotos... aconteceu te o mesmo?

ana sofia santos disse...

Sofia que pena
não me aconteceu, mas quando isso acontece é porque entrou muita luz (seja 120mm, seja 35mm)
tens de usar bem os buraquinhos que eles dão como hipóteses.
se fazes sob-exposições ai ainda tens de ter mais cuidado, porque vai entrar mais luz do que normal.

Sofia Gomes disse...

Pois eu tentei fazer supexposições deve ter sido por isso :( Vou tentar com novo rolo...espero que desta vez com mais sucesso :) **beijinho e obrigada!

ana sofia santos disse...

Pois e se foi no verão é bem provável que não saia nada. Agora no inverno é melhor (a quantidade de luz é menor) eu também as faço mas, alterno umas sub outras normais, para alguma coisa sair :)
Boa sorte

Ana disse...

Olá olá,

Sou nova neste Mundo. Li o post e os comentários, mas não consegui perceber como fazer a contagem para a 1a foto e entre fotos, isto é o que são as 60xs?!? (60 voltas do manómetro?!)

ana sofia santos disse...

Ana fiz um vídeo
não sei se ajudara mais
https://vimeo.com/57368490

60 voltas pequenas

Ana disse...

Penso que ajudou bastante a perceber como colocar. Entre as fotos também rodas essas 60vx? Ou só no início até chegar à 1a foto?

Desculpa chatear. Obrigada pela ajuda ;)

ana sofia santos disse...

Ana no inicio terá de ser um pouco mais
visto que aquela tira inicial esta toda queimada

Ana disse...

Hummm acho que entendi. Vou experimentar com o meu próximo rolo. Muito obrigada pela ajuda.

Beijinhos*

ana sofia santos disse...

Ana se tiveres e quiseres deixa-me o link de onde metes as fotos :)
sou curiosa e gosto de ver

Boa sorte, beijinhos

Ana disse...

Ainda não tenho nenhuma foto da Diana. O meu 1o rolo está neste momento para revelar na Embaixada Lomográfica.
Por me ter apercebido do quanto fica caro (9€ para revelação de 12 fotos é muito!) é que andei a investigar outras hipóteses... :s

Quando tiver as fotos e dependendo do que se aproveitar eu mostro ;)

Parabéns pelo teu trabalho. Vi que tens uma vasta coleção e adorei grande parte das fotos que vi no face :) *

Beijinhos!

ana sofia santos disse...

Ana pelo que sei no lx factory é mais barato (eu fico sempre séptica quanto as digitalizações sei que da Lomo não são as melhores)

Eu vi que fizeste uns likes hehe bem aquela são digitalizações da Lomo, vou ter que voltar a fazer, visto que tenho scanner, thanks
e fico a espera das tuas :)

Ines Melo disse...

Eu fiz o processo todo dirdito e ao ir para a seg foto a manivela nao roda parece a encravou nao sei pq... o q faco?

ana sofia santos disse...

eu abri-a se ainda esta no inicio só perdes uma ou duas fotos
pode estar torto o tubo de 120mm ou estar torto para encravar..
Diz-me depois o que foi

Ana Fernandes disse...

Olá de novo. Coloquei hoje o 1º rolo 35mm a seguir o teu vídeo. Sabes-me dizer quantas fotos se conseguem fazer com um de 36? Suponho que todas não visto que se estraga logo no início um bocado.

Beijinho e obrigada ,')

ana sofia santos disse...

Ana espero que tenha visto a minha resposta no fb :)
beijinhos

PP disse...

Nao entendi o espaço de uma foto pra outra, quantas vezes é preciso roda e o filme, please!

ana sofia santos disse...

PP 60 vezes mas pequenas. não grandes rodadas

ana sofia santos disse...

https://www.youtube.com/watch?v=FvQIPYNmQrk
Video

PP disse...

Oi Ana, super obrigada pela indicação do vídeo.
Mas minha ignorância continua, sorry. A minha diana é do tamanho normal, não é a mini. Depois de colocar o rolo, quantas voltas eu dou para bater a primeira volta? e entre uma foto e outra, quantas voltas?
Muito obrigada!

ana sofia santos disse...

PP esta diana também é a de 120mm (a pequena julgo que esta adaptada ao rolo 35mm)
para a primeira imagem é rodar um pouco, visto que já esta ali parte queimado e não vai sair nada.
Entre as imagens são 60 vezes, mas o rodar é aos pedacinhos em vez de rodar tudo de uma vez (que serão maiores e mais espaçadas)