quinta-feira, outubro 16, 2008

Maquinas_4ª aula

Nesta aula analisou-se sobretudo as máquinas de cada um. Bem digamos que as maquinas mais analisadas foram mesmo as completamente manuais. Tipo a Olympus Om2, a canon fx e uma nikon que não fixei. Digamos que maquinas como a minha canon 500n já tem bastante automatismo em relação as câmaras mais antigas.

Ao falarmos das maquinas falamos também dos rolos. Ora eu tinha uma questão dá qual já me tinha interrogado. Se pusermos um rolo de iso400 mas na maquinas dizemos que é por exemplo de iso 200 o que acontece? Ok, resposta simples mas que não tinha pensado nela, então as fotos saem sob-expostas ou sub-expostas (resumido muito rapidamente significa imagens ou muito brancas (perdas de detalhes) ou imagens muito escura (o detalhe esta lá, mas não se vê devido a estarem muito escuras). Resposta tão simples que nem tinha pensado nela, já que a maquina assume que lhe dêmos a informação certa então vai fazer a medição de luz pra esse rolo.

O Pedro (professor mas que não quer ser chamado assim) sugeriu ainda anotação dos valores de cada foto, engraçado porque já faço isso (nem sempre porque lápis e papel nem sempre esta quando a maquina esta)

Acho que vou deixar de dizer próxima aula, mas pronto a próxima devera ser mesmo pinhole. E já tenho o resultado das escada de cinza :)

e a terceira aula, faltei a historia

5 comentários:

Tiagum disse...

uuuu, oly om2!
os teus colegas têm MUITO bom gosto! :p

ana sofia santos disse...

tiagum têm embora haja outros com melhores ainda :)

Anónimo disse...

Mas se usares um programa tipo Nikon capture, aparece os valores todos... e é muito prático!

ana sofia santos disse...

raquel no analógico??? não conheço tal coisa (e só pra ti também mexi numa nikon de um colega que ele deixou-me ver e o sistema é o mesmo eu confirmei lol)

Anónimo disse...

Haaaaaaa.... sorry!!! Estava a pensar na digital, não ligues (mas ficas a conhecer esse programa para a digital)!

Os sistemas são todos iguais, o que interessa é a sua funcionalidade e não as mariquices que elas por vezes trazem! porque se fores realmente uma boa fotografa, tu vais-te destacar não pela máquina topo de gama, mas sim pela tua sensibilidade... a forma como tu nos das a conhecer o mundo, visto por um novo olhar (o teu)!

Beijinhos querida!