domingo, março 02, 2014

Filmes para fotografar em 2014


Encontrei um site dedicado só a fotografia e em português (ou devo dizer em brasileiro); o "Queimando filme" e um dos títulos chamou-me a atenção. "Cinco filmes para fotografar em 2014".

Estava a ler e achei curioso por isso tinha de partilhar. Ora como eles afirmam o rolo esta numa aparente morte fatal. Há rolos que foram e eu espero que voltem (tal como a polaroid voltou). Se formos a ver há semanas a Ilford editou as suas máquinas descartáveis.

No site ainda falam de uma marca de rolo (novo?) a Ferrania, não conheço mas estou curiosa. Como em tudo na fotografia eu adoro experimentar maquinas, rolos e processos.

Então vamos aos cinco rolos para 2014. Devo dizer que vou tentar arranjar um de cada e fotografar (devo dizer que apenas fotografei com dois dos modelos que eles referem, o Agfa precisa 100 e o kodak Ektar, podem encontrar as imagens nos tags do blog no final da pagina).

Kodak Ektar


"Ektar é um dos últimos filmes de ISO 100 ainda em produção, uma velocidade muito útil quando se está fotografando sob um sol de verão. O Ektar começou a ser produzido em 1980, sendo depois substituido pela linha Royal Gold nos anos 1990. Em 2008 a Kodak anunciou que traria o Ektar de volta. É um filme incrível de grão fino, e particularmente bom pra digitalização com scanner. Se você está fotografando no sol forte, ele com certeza tem que estar na sua mochila."

Fomapan 200


"Com certeza não existe escassez de filmes preto e branco pra se comprar. Esse é com certeza o setor mais saudável do mercado de filmes hoje em dia. Fomapan é um dos nomes menos conhecidos do mercado. Vindos da República Checa, eles produzem uma série de filmes em vários formatos, desde 35mm até grande formato. O mais interessante é o seu filme de ISO 200. Tirando o Ilford SFX 200, que é um filme infravermelho, esse é o único filme de ISO 200 que você pode conseguir nos dias de hoje. É também um dos filmes mais baratos que você pode comprar. É um bom filme pra scanear também, com muitos detalhes tanto nas áreas mais claras quanto nas mais escuras."
Não sou muito fã de fotografia a preto e branco (e recuso-me muitas vezes a converter o digital a preto e branco). Mas desconhecia este rolo e gostava na mesma de experimentar.

Kodak Tri-x


"A Kodak pode ter tirado de circulação suas estrelas da National Geographic Kodachrome e Ektachrome, mas um dos seus filmes mais icônicos continua entre nós. O Tri-X, um filme de ISO 400, tem mais de cinquenta anos de idade, tendo sido lançado em 1950. Sua química mudou um pouco de lá pra cá, e em 2007 ele foi reformulado pra ganhar uma granulação mais fina. A sobrevivência da Kodak apesar de sua falência recente, deu uma nova lida a essa linha de filmes, e ela deve permanecer no mercado. Se eu pudesse fotografar com apenas um filme pb pelo resto da minha vida, seria esse. O Tri-X é incrível para puxadas (tive experiências ótimas com puxadas até 6400) e tem excelente contraste. Tons são brilhantes e pretos são profundos porém ricos."

Algumas pessoas usarem este filmes aquando da residência artística em Portalegre, acho que foi a primeira vez que ouvi maravilhas do mesmo (eu era e sou fã da Ilford, mas nada como alargar horizontes).
Fujifilm Superia X-tra 400

 
 "A Fuji parece estar lentamente, mas certamente, desaparecendo do mercado de filmes, aposentando grandes filmes como Neopan e Provia 400X, e subindo os preços dos filmes que sobraram. Existe uma grande chance de estarmos na década final da fabricação de filmes por parte da Fuji. Se isso for verdade, certifique-se de fotografar alguns rolos desse filme. É um negativo de ISO 400 com uma puxada leve pro tom magenta, sendo ótimo pra fotos externas à tarde ou em interiores. Ele pode precisar de um pouco de tratamento na pós produção depois da digitalização pra tirar um pouco do vermelho que fica na cor da pele. Mas é um ótimo filme pra se ter na bolsa quando a luz cai."

Agfaphoto Precisa CT100



"O Precisa CT100 é o filme perfeito pra processos cruzados, e é um filme a quem o movimento Lomo deve muito. Quando revelado em xpro, cria azuis profundos e um forte contraste, pretos profundos e vermelhos vibrantes. A Agfa parou de produzi-lo em 2005, pra tristeza de muitos dos fãs de x-pro, mas existe ainda no mercado um filme chamado Precisa, Agfaphoto Precisa. É um filme cromo (slide), mas não é o mesmo de antigamente. São na verdade rolos de Fuji Provia 100, um dos últimos cromos da Fuji, e os da Agfa são aqueles que não passaram no teste de qualidade da Fuji. Sendo sincero, você dificilmente vai encontrar qualquer defeito neles. É um filme cromo que entrega cores furtes."
Pois tem piada porque foi na Lomografia de Lisboa que experimentei o rolo. Faz parte do stock deles e devo dizer que adorei o rolo.

Quem disse que estes eram os rolos de 2014 foi Stephen Dowlig.
Concordam? ou estão só no digital?

Sem comentários: