terça-feira, julho 12, 2011

Continuar ou não?




Hoje foi dia de avaliação. imprimi na Gamut (muito catitas que ficaram com um papel também dos bonzinhos) mandei fazer uma caixa, a medida das fotos (se alguém tiver interessado é numa rua no bairro alto, feito por um senhor que não tem parte de um braço, de louvar) forrada a preto. E apresentei, ao João Paulo, ao Pedro Tropa e ao Manel Silveira Ramos (de manha havia o Sergio Mah mas pronto as vezes trabalha-se).
As criticas. Falta algo ao trabalho algo que dê uma ligação entre as imagens, o conceito gráfico esta lá (a parte do grafismo é algo sempre referido nas minhas imagens. e curiosamente o João falou nesta foto, novamente, parece ter gostado bastante) mas algumas não fazem um todo. Que seria um trabalho a continuar a explorar no nível seguinte.
O problema é, eu quero ir pro nível seguinte? Três anos, ando a três anos a estudar fotografia... quero mais dois? Epa quero, mas também quero um sem número de outras coisas.... concretamente um mestrado. Sobretudo porque não sei, ou as vezes não sei sequer se tenho jeito para isto. Parece uma lamentação, mas é algo que anda aqui no meu coração, se ando para aqui só a aprender e nunca vou aplicar nada. Se era isto que me fará feliz o resto da vida? Gostava tanto de tentar e experimentar, que nem fazem ideia.

10 comentários:

Anónimo disse...

Segue em frente. Mesmo que um dia nunca venhas a trabalhar em fotografia, só tens a ganhar com isso.
Aproveita a oportunidade.

Gostei da apresentação. Boa ideia a caixa.

girly disse...

Percebo-te tão bem Sofia, a vontade/sede de experimentar coisas novas, as dúvidas todas. Fazes uma coisa que eu gostava mt, um curso de fotografia, adorava, mas tenho mt medo que me aconteça o mesmo que aconteceu com o design, de fora é tudo muito giro, mas de dentro é completamente diferente...

Adoro a tal foto que falas, está linda, é mais q uma foto linda, n sei explicar, capta um momento, UAUUUU.

Acho que não vai ser o trabalho que nos vai trazer felicidade, o trabalho é algo q temos q fazer para sobreviver...

Boa sorte na decisão Sofia, vou continuar sempre a vir aqui ver as tuas fotos.

art.soul disse...

eu digo continua... mas se tens dúvidas, talvez aches que seja altura de experimentar outras coisas. podes sempre fazer um intervalo (numa outra área) e voltar à fotografia.

ana sofia santos disse...

Hugo pois eu quero, mas nem sei quero outras coisas também :)
A caixa esta mesmo bem feita :)

Cris eu tenho esse mesmo medo com a foto, dai as minhas dúvidas. Eu acho, só acho mesmo que poderia ser mais feliz a fazer isso, mas depois lá dentro a serio é que poderei tirar esta dúvida.
Mas podes tirar o curso nem que seja para aprender mais e divertires-te(eu vejo por esse perspetiva e dai a minha dúvida no que devo continuar a investir.
ate setembro algumas decisões terão de ser tomadas entretanto, uma ou outra aposto que vão decidir por mim hehe.

art.soul é nisso que penso, faltam dois anos (parte artística) que poderei voltar sempre, e parar dois anos para mestrado por exemplo. a vida esta cheia de decisões.

Obrigada a todos :)

fados do lar disse...

o mais importante já tu tens: uma capacidade incrível de capturar aquele instante decisivo que o Bresson tanto falava.

são muitas as tuas fotos onde eu vejo o punctum de que falava Barthes. elas 'animam-me' - têm vida e são capazes de a inspirar (quer tenhas ou não consciência disso).

faz o que achares que te faz feliz neste momento.
ana, não sabemos onde estaremos amanhã por isso mais vale tentar, mesmo que esse tentar implique "voltar atrás".

pior do que arriscar e não dar certo é não ter coragem sequem para arriscar.

eu acredito em ti!
vale o que vale, é certo.
mas com toda a sinceridade, acredito!
***

ana sofia santos disse...

muitooo obrigada pelas palavras, senti "tonta". Sabes que tambem admiro o teu trabalho e sabes que eu te acho boa (e podias ter o mundo a teus pés). Por isso gosto da sinceridade com o que dizemos e as opiniões valem o que valem (a minhas vale muito lol).
Vamos ver, ainda espero alguns resultados como sabes. ainda tenho um tempinho para pensar no que fazer.
Muito obrigada, gosto muito de ti :)

Vânia Duarte disse...

Bem eu que sou uma leiga em fotografia só te posso dizer continua. Porque enquanto leiga, não percebo muito da parte técnica da fotografia, mas também não tenho que perceber, enquanto leiga tenho que me sentir tocada, inspirada e com vontade de ver mais daquele trabalho, daquele projecto e daquela pessoa, e tu fazes-me isso. Não foi por acaso que fiz há uns tempos atrás um post sobre o teu blog e o quanto ele tinha sido uma agradável surpresa para mim, o teu trabalho é inspirador, e eu adoro as tuas fotos. Por isso não deixes de fazer aquilo que fazes tão bem. E se te faz feliz, melhor ainda:-) beijinhos****

ana sofia santos disse...

Vânia assim fico novamente sem palavras. Se na altura fiquei com o post. Pronto assim ainda mais. Mas vou continuar claro a fotografar agora só estou indecisa entre continuar ou não.
E também gosto do que fazes com o "totoshop" é sentido :)

Vânia Duarte disse...

Não tens que agradecer, sou sincera no que digo:-) Se estás com duvidas podes sempre parar um tempo e fazeres outras coisas, depois regressas com mais força:-) beijinhos****

ana sofia santos disse...

Vânia thanks ainda tenho tempo para pensar é o que vale