domingo, novembro 28, 2010

Workshop de Fotografia Digital I (FAP)_Adobe Bridge_2ª aula

Começamos pelo Adobe Bridge, porque é uma ferramenta importante para a nossa gestão de trabalho. É bastante funcional e fácil de trabalhar. Vou tentar lembrar de tudo o que se falou. A começar pelo lado esquerdo. Onde temos "favorites" e "folders". Bem eu costumo ter aberto nos favorites, porque assim facilmente chego as pastas que quero e que estou a trabalhar. Basta arrastar a pasta que queremos para os favorites e ela fica lá, quando já não a quisermos é só "deita-la fora", basicamente não a estamos a deitar pro lixo apenas a tirar-la da nossa gestão de trabalho. Também por questões praticas costumo ver em "filmstrip" (em cima do lado direito). Só quando quero ver algo mais pormenorizado como a abertura e velocidade que aquela foto tem, meto em "essentals". Os outros não costumo usar. O "filter", em baixo do lado esquerdo, dá imenso jeito conforme formos catalogando o nosso trabalho, seja por estrelas seja por cores.


Podemos tratar as imagens no camararaw sem abrir o photoshop (o que ate convém para o computador não ficar lento e pesado) e como se faz isso? Control + R (falo sempre para pc´s que é o que tenho e não para mac, mas a lógica é sempre a mesma). Ficamos com uma janela assim. Com este ambiente de trabalho.

Começamos por falar do "exposure". "Alt" mais "exposure" e vemos as zonas que estão a rapar, o que dá muito jeito para reduzir. "Brightness", meios tons. "Black", sombras muito brancas.


Ainda falamos sobre os direitos de autor, que foi deixado para mais tarde como preencher cada campo.
"Alt" + "Black", serve para definir os pretos (quando aparece branco são pontos absolutos).
"Exposure", branco absoluto - 255 pode dar imagens muito escuras.
"Contrast" - a zero ou a vinte e cinco não usar ou então não mexer nas altas luzes e sombras.
"Recovery" e "Fill Light" não usar, ruído

Sem comentários: