segunda-feira, março 22, 2010

Experiências ao vivo com o Soudo_29ª aula

Em continuação da aula anterior, desta vez tivemos direito a uma demonstração ao vivo de como branquear fotos, de torna-las sépia, pô-las prateadas e solenizar (esta ultima espero não estar em erro).

Se tiveres uma foto bastante escura (estamos a falar nestes processos todos em papel), basta passa-la por agua mais sulfato de potássio (nas suas quantidades certas e que eu não sei ou sei que estão anotadas as gramas, mas sei que cheira a bombinha de mau cheiro) e ela branqueia, como diz o nome. Depois passamos por sulfato de sódio mais agua (e penso que havia outro composto químico, o dito parecido com pimenta vermelha) e ela tornou-se sépia e ficou menos "escura" do que inicialmente.

Ora o então, este processo também pode ser invertido, primeiro no sulfato de sódio e depois no branqueador, e temos a prata inicialmente a saltar e a foto a tornar-se toda mais prateada e depois no sulfato de potássio.

Foram experiência muito engraçadas, o papel usado foi o rc, logo fazer estas coisas é indiferente não as conserva.


foi deixado ainda no quadro um link pro Digital Truth Photo (onde curiosamente tem muita coisa analógica não se enganem :)


Encomenda do 1º trabalho criativo "Continuidade/Coerência"
Encomenda do 2º trabalho criativo "Época"
Encomenda do 3º trabalho criativo
Encomenda do 4º trabalho criativo "3 imagens do pré-projecto"

Sem comentários: