terça-feira, dezembro 20, 2016

QUERO IR LÁ - Tiébélé


A melhor frase que defini esta comunidade "A small African community maintains an artistic lineage of undeniable beauty."

Burkina Faso é um dos países mais pobres e isoladas do mundo. No entanto, a oeste do continente Africano, situado entre o Mali e Gana, este país é o berço de uma linhagem de reis que vive em uma pequena aldeia que não seria exagero dizer que é feito à mão: Tiebele.

A cidade tem formas circulares de apenas 1,2 hectares e preserva uma peculiaridade á séculos: as suas paredes estão decoradas com desenhos geométricos e símbolos do folclore local, membros da comunidade, transformando a cidadenuma tela viva de lama e história.


Para os turistas os padrões vistos de fora podem parecer simples, ásperos ou repetitivos. Mas eles estão organizados, juntamente com a localização e os detalhes de cada casa, você pode deduzir o lugar hierárquico de seus habitantes dentro da comunidade; a casa da família real, por exemplo, tem projetos mais ornamentado e a porta de saída (as janelas não são usados) são muito pequenas, acreditando que isso proporciona uma maior protecção. Além de diferenciar os edifícios projetados para o quarto e mausoléus onde as pessoas vivem e convivem com seus mortos.

Tiebele é a casa do Kassena, um dos mais antigos grupos étnicos, dos quais relata-se, pelo menos, desde o século XV. As casas são feitas de barro, como um cone achatado, mas a sequência de suas paredes é mais uma reminiscência de um labirinto ou uma estrutura contínua para uma casa de quarto ocidental, ou um teepee Apache ou um iglu, outras arquiteturas étnicas sob medida para o paisagem e os elementos.











Imagens e artigos daqui e aqui.
Quem esta comigo em ir lá?

O Blog "Os Meus Caminhos" também esta no FACEBOOK, INSTAGRAM e YOUTUBE

Sem comentários: