terça-feira, novembro 04, 2008

Revelação de um Negativo_9ª aula

Antes de tudo uma pinhole que eu gosto, a nitidez é impressionante não é? Pena o próprio papel esta assim mal cortado e o céu não ter mais contraste

Como ainda tinha um pouco de tempo comecei por fazer mais uma prova de contacto. Dá qual me enganei-me, na primeira tira da esquerda dei 2,5 segundos vezes 10 e abertura de 8 (se não estou em erro) depois desta primeira pensei, mas isto vai ficar tudo preto, então nas restantes dei o mesmo mas uma vez (acho que acertei na primeira, porque estao um bocado escuras mas é no tom certo, esta prova de contactos é de um ilford de iso 50, apenas quero ver algumas impressas).

Depois foi altura de revelar do negativo uma imagem. Ok desconhecia totalmente como era o processo (ate certo ponto). O nosso negativo é posto no porta negativos (??!! não sei o nome daquilo) de pernas pro ar pra nós, com a emulsão pra baixo. Depois disto feito é preciso definir de que tamanho queremos a nossa foto (as minhas estão num quase 10x15 cm, também pra apresentação de portfolio final não é importante o tamanho). Depois disto vem uma parte desconhecida por mim, com um ampliador (será assim o nome??!!) pomos-o sobre a nossa foto e ele vai ampliar os grãos (não esquecer sempre com a luz acesa e sem foto por baixo), o processo depois passasse da seguinte forma, tentar definir os grãos, isto significa que a nossa foto esta focada (esteja ela tremida, desfocada, etc). Acho o processo difícil, porque nalgumas partes parece que temos o nosso grão focado, mas poderá estar milímetros desfocado. Depois deste processo é só imprimir a nossa foto, começando por testes. nesta primeira deixei 1 segundo e abertura a 8. Neste caso a foto ainda não se encontra no tom ideal, existem partes queimadas.

Nesta segunda imagem aumentei o tempo pra 2 segundos com a mesma abertura, consegui assim talvez os tons ideias (ainda tenho de experimentar na imagem toda, que tentarei na próxima aula) embora talvez ainda a queira um bocado mais escura do que se vê na parte mais escura desta fotografia

7 comentários:

sodona.leide disse...

opá... eu quero ir pro escurinho!

snif snif
:(

Anónimo disse...

Gosto muito desta última... são duas fotos?

ana sofia santos disse...

sôdona.leide por 5 euros e pouco com direito a químicos podes ir :)

raquel são, se tivesse outra "igual" eram 3 fotos, oh tótó é a mesma com vários tempos, vê-se pelas riscas

sodona.leide disse...

tás a falar a sério?
:O

loucura!
vou já fazer um meeting e ir... aahha

ana sofia santos disse...

sôdona.leide sim sim, mas o resto do material é por tua conta. só tens de fazer marcação mas infos no site :)

Anónimo disse...

sim, eu vejo os diferentes tempos! o que me estava a referir é à parede... porque a parede frontal é diferente da parede lateral e como são separadas por uma risca branca (deduzo que se não ouve montagem deve ser uma janela)... o efeito é bastante interessante! É a tua casa de banho?

Anónimo disse...

hum, gosto disto...

( Tambem gostava de saber fazer :( )